Qual é a melhor forma de divulgar as vagas de emprego da sua empresa?

Qual é a melhor forma de divulgar as vagas de emprego da sua empresa?


A divulgação correta de vagas de emprego é um passo essencial para atrair candidatos potenciais para sua empresa.

Um dos pontos que merecem atenção na hora de anunciar as posições disponíveis é fazer uma descrição completa e clara do profissional que procura para ocupar o cargo, com requisitos, habilidades desejáveis e principais atribuições da vaga.

É importante ficar atento para não cometer erros comuns na descrição do cargo, como omitir informações importantes sobre a empresa, divulgar nos canais errados e usar o mesmo email para todas as oportunidades anunciadas.

Tem vagas de emprego na sua empresa? Veja qual é a melhor forma de divulgá-las:

Informações essenciais na descrição das vagas de emprego

O primeiro passo para fazer a divulgação perfeita da vagas de emprego da sua empresa é ter atenção à forma como a posição em aberto é descrita.

Entre as informações que não podem ficar de fora estão título da vaga, data de publicação, local de trabalho, requisitos, habilidades desejáveis e principais atribuições no dia a dia.

Confira as informações essenciais para uma descrição de emprego campeã:

Título da vaga

Na hora de criar a descrição de uma vaga, é muito importante fazer um título objetivo, que chame a atenção de potenciais candidatos.

Se tem uma posição para estagiário, é essencial deixar isso claro logo no título colocando, por exemplo, “Estagiário de Marketing”. Assim, seu anúncio já se destaca em relação aos outros, chamando a atenção de pessoas que se encaixam no perfil.

Resumo da vaga

Logo após o título da vaga, é importante fazer uma breve descrição da posição.

Para conquistar possíveis candidatos, deixe de lado anúncios padronizados e invista em uma descrição personalizada.

As oportunidades para a área criativa, por exemplo, podem ter um texto mais leve e informal, combinando com o dia a dia das posições.

Nesta parte da descrição, coloque de forma resumida o que é a vaga, explicando para o leitor as principais atribuições e requisitos necessários para ocupar o cargo.

Data de publicação e prazo para candidatura

Colocar a data em que a vaga foi publicada e o prazo que os candidatos têm para se candidatarem é fundamental para não continuar recebendo currículos para a posição depois de começar o processo seletivo.

Local de trabalho

Especificar a cidade para onde é a vaga é importante para garantir que todos os candidatos moram no local e/ou estão dispostos a se mudar caso sejam aprovados no processo.

Além de colocar para onde é a vaga, especifique ainda se o trabalho é presencial ou remoto e se é tempo integral ou parcial. Caso os funcionários possam trabalhar fora da empresa, deixe isso claro na descrição também.

Sobre a empresa

O funcionário ideal para a vaga não é só aquele que cumpre os requisitos técnicos e comportamentais, mas que, além disso, está alinhado com a cultura e com os valores da empresa.

Por isso, é importante colocar na descrição da vaga um breve perfil da companhia, contando o que ela faz, sua missão, área de atuação, número de funcionários etc.

Requisitos

Esta é uma parte importante na descrição da vaga. Listar o que a empresa espera ou exige dos candidatos para determinada posição ajuda a fazer um filtro e reduz a chance de receber currículos que nada tem a ver com os perfil da oportunidade.

Neste campo liste a graduação/pós-graduação exigida, experiência profissional necessária, conhecimentos técnicos e, também, comportamentais.

Caso existam habilidades que não sejam obrigatórias, mas desejáveis, ou diferenciais, especifique-os nesse campo também.

Responsabilidades

Depois de listar o que espera do candidato, é natural elencar também quais serão as responsabilidades do profissional na empresa.

No campo “Responsabilidades”, escreva quais serão as principais tarefas do recém-contratado no dia a dia e o que a empresa espera dele.

Benefícios

Dependendo do perfil da vaga, pode ser interessante listar os benefícios oferecidos pela empresa, como creche, plano de saúde, transporte fretado etc. Assim, você aumenta as chances de atrair profissionais mais qualificados.

Como se candidatar

Por fim, mas não menos importante, é preciso mostrar para os candidatos como eles devem fazer para se candidatar para a vaga. Por isso, coloque no final o link ou o endereço de email para o qual o candidato deve mandar seu currículo.

Caso a vaga esteja em uma plataforma online de empregos, a candidatura é ainda mais fácil. Com apenas alguns cliques o interessado pode se candidatar à posição.

Onde divulgar suas vagas de emprego

Fazer a descrição perfeita é passo importante na divulgação das vagas de emprego.

No entanto, para atrair os melhores candidatos para sua empresa, é importante saber exatamente onde anunciar as oportunidades disponíveis. Veja alguns canais que não podem ficar de fora da sua estratégia:

Sites de emprego

Há incontáveis sites de emprego que permitem que você poste anúncios de vagas. Há desde opções mais generalistas, como o Vagas.com, até especializadas, como o Rock Jobs, com oportunidades em marketing e vendas.

Para aumentar o alcance, é importante não se ater a apenas uma página, mas, por outro lado, tenha o cuidado de divulgar as vagas da sua empresa apenas em sites que estejam alinhados com o perfil das oportunidades.

Uma vaga para estágio, por exemplo, não deve ser anunciada em uma página voltada para oportunidades de emprego para executivos.

LinkedIn

É provável que sua empresa tenha uma página na maior rede profissional do mercado.

Mesmo que você não queira pagar para postar as oportunidades na ferramenta LinkedIn Jobs, você pode usar o site para divulgar vagas postando, por exemplo, em grupos relacionados.

Se tem uma vaga para analista de comunicação interna poste a oportunidade no grupo Comunicação Interna Brasil. Como a maioria das pessoas que faz parte do grupo é da área ou tem interesse nela, há mais chances de encontrar candidatos com o perfil que procura.

Facebook

Assim como o LinkedIn, o Facebook não pode ficar de fora da sua estratégia de divulgação de vagas.

As oportunidades podem ser postadas própria página da empresa ou, então, em grupos relacionados à área em que está a oportunidade.

Site da empresa

Outra forma de divulgar as oportunidades em aberto na empresa é criando – ou alimentando – uma área no próprio site corporativo com as vagas disponíveis.

Ter um espaço reservado para oportunidades em aberto é uma chance de aproveitar o próprio tráfego da página a seu favor.

Além dos canais citados acima, no caso de determinados tipos de vaga, como para estagiário e trainee, pode ser uma boa ideia fazer parcerias com universidades e centros de ensino para divulgar as oportunidades no mural da faculdade ou no site.

A divulgação interna de oportunidades em aberto também costuma render bons frutos: afinal, ninguém melhor do que os próprios funcionários para indicarem pessoas que tenham a ver com a empresa e com as vagas a serem preenchidas.

Principais erros na divulgação de vagas

Agora que você sabe a importância da descrição da vaga e os melhores canais para divulgar as oportunidades em aberto da sua empresa, é essencial conhecer também os principais erros na divulgação de posições.

Entre eles estão omitir informações importantes para o candidato, usar uma mesma caixa de entrada para diferentes vagas e apostar em anúncios padronizados, sem respeitar as características da vaga. Veja os principais erros na divulgação de vagas e como não cometê-los:

 

Quando o assunto é descrição de vaga de emprego, objetividade é um ponto importante.

Apesar de ser desejável colocar as informações de forma resumida, é preciso ficar atento para não deixar de mencionar nenhum dado relevante para o candidato.

Principais atribuições da vaga, requisitos necessários e local de trabalho, por exemplo, são informações que devem constar no anúncio.

Esse cuidado facilita a vida do candidato, que só envia currículo para oportunidades que estão alinhadas com seu perfil, e do recrutador, que não perde um tempo valioso com pessoas que não tem nada a ver com a vaga disponível.

Usar o mesmo endereço de email para vagas diferentes

É comum que uma mesma empresa tenha diferentes vagas disponíveis. À primeira vista, pode parecer mais conveniente usar o mesmo email para receber todas as candidaturas, independentemente do departamento.

No entanto, na prática, isso pode não funcionar: a caixa de entrada pode ficar lotada de mensagens com currículos para oportunidades distintas, o que dificulta o trabalho de seleção.

O ideal é criar um email para cada vaga e, assim, aumentar a produtividade, já que todos os candidatos para o cargo podem ser encontrados no mesmo lugar.

Criar descrições padronizadas

Usar a mesma descrição para todas as vagas disponíveis na empresa pode não ser uma boa ideia. Um anúncio para um alto executivo tem características diferentes de uma oferta para estágio, por exemplo.

É preciso personalizar e respeitar as características de cada público na hora de escrever a descrição da vaga e selecionar os canais em que você colocará o anúncio.

Ter atenção na divulgação das vagas de emprego da empresa é ponto importante para atrair gente talentosa para os quadros da sua companhia.

Invista na personalização dos anúncios, em uma descrição completa da oportunidade e, ainda, na busca pelos canais certos para divulgar as posições em aberto.

Fonte: Saia do Lugar

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